domingo, junho 25, 2006

PORTUGAL
X
HOLANDA

Luis Figo comanda Portugal;
Van Nistelrooy ainda é a esperança holandesa

-O que esperar do jogo?

Não seria exagero dizer que esse é o jogo mais interessante das oitavas-de-final. Não só pela rivalidade, mas pelo retrospecto recente. A maioria dos jogadores que entrarão em campo hoje também estiveram no fatídico jogo da Euro 2004, quando a seleção de Scolari venceu a Holanda por 2 a 1.
O futebol apresentado por ambas as seleções na 1ª fase não foi de encher os olhos. Os holandeses convenceram mais, porém os portugueses têm 100% de aproveitamento e uma série de 17 jogos de invencibilidade.
A equipe holandesa atua com muita cautela no ataque. O meio de campo funciona mais defensivamente, o que dificulta a armação de jogadas. Por isso espera-se um domínio português pelo menos no início do jogo. As estrelas Deco e Figo serão perseguidas durante todo o jogo, e um pequeno espaço a um dos dois craques pode ser fatal para o goleiro Van der Sar. Em compensação, o ataque holandês funciona muito bem quando Arjen Robben e Van Pierse têm a bola. A grande decepção até aqui é Van Nistelrooy, que tem sua escalação ameaçada pelo técnico Van Basten.

-Declarações

O discurso do técnico brasileiro Scolari é bem cauteloso: "As duas equipes são muito parecidas, não há vantagem para ninguém", afirmou. Para o técnico, que conquistou o pentacampeonato do mundo com o Brasil, o jogo de domingo é o mais importante de sua carreira desde que foi para a Europa. "De início, disse que o objetivo mínimo era ficar entre os oito primeiros e esta partida nos dá essa possibilidade", lembrou Scolari. "Se vencermos a Holanda, vamos para as quartas-de-final. Depois, quem sabe, poderemos chegar mais à frente, criar novos objetivos", afirmou, acrescentando: "Estamos trabalhando há um ano e meio para uma meta que podemos atingir amanhã".
No lado holandês, a polêmica fica por conta do atacante Van Nistelrooy, que não vem rendendo um bom futebol. Nós temos que concluir que ele não tem produzido muito. A posição central no ataque é um ponto de discussão. E aumentaram as chances de Dirk Kuyt começar a partida no domingo", disse Van Basten nesta quinta-feira.

-Arbitragem

Valentin Ivanov apita o jogo que, segundo Felipão, provavelmente será decidido após os 90 minutos. O árbitro nasceu em Moscou, tem 45 anos e é professor. É um dos mais experientes da Copa e apitou o jogo Alemanha 3x0 Equador. Também apitou as finais da Copa das Confederações 2003 e o Mundial de Clubes 2003.

-Palpite

PORTUGAL 2X1 HOLANDA

Cristiano Ronaldo, Pauleta (POR)
Van Pierse (HOL)