sexta-feira, junho 16, 2006

RONALDO: O HOMEM-PROBLEMA DA SELEÇÃO


A suposta dependência da seleção brasileira em ter Ronaldo é o que pode nos tirar da Copa. O camisa 9 da seleção é um fenômeno. Fenômeno em gerar notícia. Fenômeno em gerar polêmica. E confusão. De 98 pra cá, foram mais baixos do que altos. O episódio da final na França foi o cúmulo. Perdemos uma Copa por insistência em escalá-lo sem condições. Temo que isso se repita agora. A pergunta que fica é: será que Ronaldo tem tanto crédito assim? Será que já não demos chances demais a ele? É aí que surge o grande problema atual da seleção...
O que Parreira pode fazer? Se tira Ronaldo do time, a imprensa mundial faz escândalo e o Brasil entra naquele clima desagradabilíssimo da Copa de 98. Além disso, o elenco fica rachado e uma eventual volta de Ronaldo no time cria mais problemas ainda. Se Parreira deixa Ronaldo no time, o que se vê é um Brasil com um jogador a menos. Somando-se isso com as críticas e uma desculpa para uma desclassificação, essa alternativa acaba sendo a pior a ser escolhida.
O abacaxi é tão grande, que começa o questionamento sobre o passado. Será que Ronaldo deveria ser tão protegido, mesmo sem uma grande atuação em todos esses 4 anos que se sucederam à Copa 2002?
Tudo o que o Brasil não precisava nessa Copa é de Ronaldo. Nem o bom futebol dele, que aparece só quando ninguém espera, compensa as grandes confusões que ele gera. Se o Brasil se gaba tanto por ter substitutos sempre à altura, por que temos um protegido? A Costa do Marfim insiste tanto em Drogba porque não há substituto. A Ucrânia aposta em Schevchenko porque eles não têm um Robinho no banco.
A única saída de bom grado para o Brasil seria Ronaldo reencontar o bom futebol. Caso contrário, as consequências são terríveis.